domingo, 7 de outubro de 2012

O professor de Comunicação Comunitária da Puc Rio e da UERJ, Adair Rocha, fala sobre o processo de construção do I Seminário Regional de Comunicação Comunitária na Puc Rio.
1) Como surgiu a ideia de fazer este seminário na Puc Rio?

Provocado pelas então estudantes de Comunicação da PUC-Rio, Gizele Martins e Daiane Ramos, ex-alunas de Comunicação Comunitária, iniciamos o processo de construção de um Encontro-Seminário dessa modalidade local que territorializa e potencializa a existência do COMUM e do PÚBLICO. Com a primeira consulta que fizemos ao Vice-Reitor Comunitário, prof. Augusto Sampaio, saimos convencidos de que aquele sonho seria realizado.

Partimos, então, para sua concretização junto ao Núcleo de Comunicação Comunitária, que, imediatamente, assumiu a realização do mesmo. Da pretensão inicial de um encontro nacional, concluimos pela oportunidade de reunir algumas experiências de Comunicação Comunitária e práticas acadêmicas, de pesquisas, de reflexões e de formação desenvovida por meios acadêmicos, na região sudeste.

2) Como foi o processo de construção? E a escolha das mesas e de toda a programação?

O processo de construção do Seminário contou, inicialmente, com discussões dos proponentes iniciais (Gizele, Daiane, Sergio Bonato e Adair) que resultou no projeto inicial dos pressupostos teóricos e metodológicos geradores estado atual da comunicação comuntária na região sudeste. Com a adesão do Núcleo da Comunicação Dialógica da UERJ, o projeto ganhou mais corpo, e, já nessa parceria, encaminhou-se o projeto à FAPERJ, para garantir a infraestrutura para a sua realização, tendo sido parcialmente atendido.

Também está com a UERJ o sitema de divulgação. As parcerias iniciais - PUC-RIO, UERJ e Jornal Cidadão da Maré, avançam nas escolhas das representações da região, e na afirmação da proposta temática a ser desenvolvida dos dias 16 a 19 de outubro, do presente ano, discutindo o que é Comunicação Comunitária, o processo de formação e de planejamento, bem como as expressões concretas - rádio, TV, jornal impresso e web, encerrando com comunicação comunitária e cultura popular.

Tais temas foram escolhidos com minuciosa análise das experiências existentes e de suas pesquisas e formação acadêmicas, já contando com novas adesões nas diferentes áreas.

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