domingo, 7 de outubro de 2012

O professor de Comunicação Comunitária da UERJ, Marcelo Ernandez, fala sobre os principais objetivos do Seminário...

As atividades de comunicação alternativa, popular, comunitária ou dialógica não são um fenômeno recente no Brasil. No entanto, percebe-se um grande crescimento do número de pessoas e grupos que as estão promovendo, tanto nos grandes centros como em cidades médias e pequenas.

Acredito que isso se deva a duas novas condições sociais: a percepção popular sobre a baixa qualidade de informação das mdias de massa; e a ampliação do acesso às mídias digitais. Infelizmente, os poderes públicos vem caminhando na contramão do desenvolvimento dos veículos de comunicação comunitária, especialmente em relação às rádios, que vem sendo duramente perseguidas.
 
Mas, mesmo assim, esses veículos tem se multiplicado e suas atividades ampliadas. Não obstante, percebe-se que essas atividades desenvolvem-se de forma desarticulada. Acreditamos que caso essas atividades sejam desenvolvidas de modo mais integrado, poderemos superar com mais facilidade os grandes desafios com os quais temos nos deparado.

Para nós do Laboratório de Comunicação Dialógica da UERJ, reside o objetivo principal desse Seminário: contribuir para a integração das atividades de comunicação comunitária. Outros objetivos importantes são os de sistematizar os conhecimentos sobre o tema;  promover a integração entre as instituições acadêmicas que trabalham com o tema; e entre estas e os veículos de comunicação comunitária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário